sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Guia de projetos do Fundo de Cultura da Bahia para a Chapada Diamantina

Link alternativo: http://www.4shared.com/office/CGByg85Wba/Guia_FCBA_Chapada_2014.html

Consulte o Guia de Projetos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) 2014, que traz a relação de eventos culturais que estão acontecendo e que deverão ocorrer nos próximos meses na Chapada Diamantina financiados com recursos do fundo estadual.

Além das informações sobre cada projeto, o guia também traz relatório com dados da política de democratização de acesso aos recursos públicos da área da cultura, adotada pela Secretaria de Cultura da Bahia ao longo dos últimos anos, e os resultados desta política para a Chapada Diamantina.

Performances Urbanas na Chapada Diamantina - III Mostra Osso Latino Americana de Performances Urbanas


A III MOLA será em Lençóis entre dias 5 e 14 de março de 2015 - GRATUITO




A III Mostra Osso Latino Americana de Performances Urbanas – MOLA será promovida entre os dias 5 e 14 de março de 2015 em Lençóis (Bahia), coração da Chapada Diamantina. O evento reunirá, em espaços públicos da cidade – sítio tombado como patrimônio histórico – dez artistas, cinco do Brasil e cinco de outros países da América Latina, reforçando sua busca de levar para diferentes lugares a produção de arte latina, que, em boa parte, ocorre apenas nos grandes centros urbanos. A ação é organizada pelo Coletivo OSSO de Performances Urbanas e recebe o patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Na III MOLA, serão desenvolvidos trabalhos que têm como universo de imersão poética o espaço urbano e seus imaginários políticos e sociais. Será central a essa experiência o intercâmbio entre artistas e a comunidade local – com especial interesse nas possibilidades de troca entre as diversas tradições de conhecimento envolvidas.
Do Brasil, os artistas para a mostra serão Dalton Paula (Goiás), Ieda Oliveira (Bahia), Jorge Soledar (Rio de Janeiro), Roberta Carvalho (Pará) e Thaíse Nardim (Tocantins). De outros países, serão Alonso Zuluaga (Colômbia), Javier Del Olmo (Argentina), Gabi Alonso (Argentina), Santiago Contreras Soux (Bolívia) e Fausto Gracia (México).

Trabalho do artista goiano Dalton Paula. Foto: Divulgação
 O evento propõe a estes artistas a criação de uma poética que se relacione com espaço e tempo, de modo que compreenda o lugar de seu acontecimento, Lençóis, em suas condições materiais, sua diversidade natural e seu complexo arquitetônico. Para isto, será dividida em “deambulâncias” e ações. “Deambulância é como o Coletivo OSSO chama as derivas dos artistas pesquisando os lugares; são os dias livres para que os artistas possam encontrar pessoas, pesquisar lugares, interagir com a cidade e a comunidade”, explica um dos curadores da mostra, Tiago Sant’Ana.
Os cinco primeiros dias serão destinados às “deambulâncias”, enquanto os cinco seguintes serão destinados às ações, frutos do processo de compartilhamento entre artista e ambiente, em que poéticas já envolvidas pelas particularidades do contexto passam a compor novas articulações e modulações desse imaginário.  


Trabalho do artista colombiano Alonso Zuluaga. Foto: Divulgação


Edições anteriores

A MOLA aconteceu pela primeira vez no período de 26 a 29 de setembro de 2010, com o duplo propósito de fortalecer uma rede de performadores na América Latina e de inserir a Bahia no calendário dos festivais de performance mundiais. Caracterizou-se, e se caracteriza, como uma mostra itinerante de performance art e um fórum de trocas de experiências entre artistas e pesquisadores da arte contemporânea. Dispôs-se sempre, também, a levar a performance para lugares alternativos aos das grandes cidades – às quais essa modalidade artística vinha se restringindo—de modo a provocar novas interações entre esse fazer artístico e os diversos espaços e tempos com que venha a confrontar-se. Registros fotográficos e textuais das obras desenvolvidas nessa primeira MOLA estão no link www.mostraossolatinoamericana.blogspot.com .
A II MOLA – Mostra OSSO Latino Americana de Performances – aportou na Costa do Descobrimento entre os dias 10 e 20 de março de 2013. A bordo, performáticos e pesquisadores da linguagem da performance art de diversos países latino-americanos ávidos em descobrir a região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico brasileiro e dotada de extraordinária riqueza natural. Elaboradas a partir do contato dos artistas com a realidade local, as performances foram apresentadas em diversos espaços públicos de Arraial D`Ajuda e de Trancoso, distritos do município turístico de Porto Seguro.
Debates sobre temas relacionados a performance em espaços públicos, a cena independente na América Latina, também foram incluídos na programação da II MOLA. Neste caso, os registros fornecem um panorama mais completo do que na primeira edição do evento: o catálogo da Mostra foi impresso e também disponibilizado em formato eletrônico (http://issuu.com/_osso/docs/mola_final), além de contar com um concorrido lançamento no café da Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 - Barris, Salvador – BA), no qual foi gratuitamente distribuído grande número de exemplares entre os presentes.



SERVIÇO
O QUÊ: III Mostra Osso Latino Americana de Performances Urbanas – MOLA
ONDE: LENÇÓIS, BAHIA – CHAPADA DIAMANTINA
QUANDO: DE 05 A 14 DE MARÇO DE 2015
REALIZAÇÃO: Coletivo OSSO de Performances Urbanas. Patrocínio: do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
EVENTO GRATUITO. ABERTO AO PÚBLICO
OUTRAS INFORMAÇÕES: http://www.molaosso3.wordpress.com/

MandalaVeda - Oficinas itinerantes de filtros dos sonhos na Chapada Diamantina

Oficina no Vale do Capão (Palmeiras) acontecerá em 07/03/2015



Oficina em Rio de Contas acontecerá em 21/03/2015

Projeto selecionado pelo edital Territórios Culturais, da diretoria de Territorialização da Cultura, e financiado pela Secretaria Estadual de Cultura para promover a transmissão do conhecimento relacionado à produção artesanal de filtros dos sonhos, o objeto que aparece na imagem, o autoconhecimento, a geração de emprego e renda, entre outras ações. O filtro dos sonhos é um artefato de origem indígena que possui diversas representações ligadas ao xamanismo e esoterismo. É possível atribuir ao produto o poder de filtrar as influências negativas e promover noites de sono tranquilo.

Seguem algumas considerações dos responsáveis pelas oficinas sobre as representações do filtros dos sonhos, retiradas de materiais de divulgação de eventos anteriores:

1) "Esta oficina será um momento de convívio e meditação, onde é passado o conhecimento de uma arte manual e a pessoa leva não só esse conhecimento como o resultado final que é o seu Filtro dos Sonhos. Na oficina falamos ainda da simbologia do artefato, da energia e origem de cada material integrante da peça e partilhamos a nossa história e encontro com a essência dos Filtros dos Sonhos."

2) "A criação artística de filtros dos sonhos se fundamenta na crença de que todo o nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal advêm de processos meditativos e de uma conscientização através da expressão criativa. Cada oficina de Filtros dos Sonhos, individual ou em grupo, é uma experiência especial para quem recebe e para quem dá a oficina. Momentos de muita partilha e convívio guardados com carinho!"

3) "Cada Filtro dos Sonhos (mandala curativa) é uma peça única 100% artesanal onde se podem conjugar diferentes materiais, tamanhos, cores e acabamentos consoante o gosto da pessoa que a pretende adquirir. Estes Filtros dos Sonhos diferem dos demais somente no que diz respeito ao acabamento do aro, que poderá ser cipó coberto com linha ou mesmo pintado. Este detalhe pretende buscar o equilíbrio do artefato em diferentes estilos de espaços indo ao encontro do gosto da pessoa."

4) "Quando tecemos o Filtro dos Sonhos, temos tempo para refletir sobre a Vida, para aprender a observar, ouvir, sentir e sermos parte do Natural. Tecer o Filtro é uma ótima terapia e uma vivência muito especial. Cada elemento do filtro dos sonhos, como a sua forma, cor e acabamentos (penas, sementes, cristais, etc.) nos remete a uma reflexão, a uma compreensão maior do universo que trazemos em nossa alma e em nosso inconsciente."

Cultura