sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

MandalaVeda - Oficinas itinerantes de filtros dos sonhos na Chapada Diamantina

Oficina no Vale do Capão (Palmeiras) acontecerá em 07/03/2015



Oficina em Rio de Contas acontecerá em 21/03/2015

Projeto selecionado pelo edital Territórios Culturais, da diretoria de Territorialização da Cultura, e financiado pela Secretaria Estadual de Cultura para promover a transmissão do conhecimento relacionado à produção artesanal de filtros dos sonhos, o objeto que aparece na imagem, o autoconhecimento, a geração de emprego e renda, entre outras ações. O filtro dos sonhos é um artefato de origem indígena que possui diversas representações ligadas ao xamanismo e esoterismo. É possível atribuir ao produto o poder de filtrar as influências negativas e promover noites de sono tranquilo.

Seguem algumas considerações dos responsáveis pelas oficinas sobre as representações do filtros dos sonhos, retiradas de materiais de divulgação de eventos anteriores:

1) "Esta oficina será um momento de convívio e meditação, onde é passado o conhecimento de uma arte manual e a pessoa leva não só esse conhecimento como o resultado final que é o seu Filtro dos Sonhos. Na oficina falamos ainda da simbologia do artefato, da energia e origem de cada material integrante da peça e partilhamos a nossa história e encontro com a essência dos Filtros dos Sonhos."

2) "A criação artística de filtros dos sonhos se fundamenta na crença de que todo o nosso conhecimento e desenvolvimento pessoal advêm de processos meditativos e de uma conscientização através da expressão criativa. Cada oficina de Filtros dos Sonhos, individual ou em grupo, é uma experiência especial para quem recebe e para quem dá a oficina. Momentos de muita partilha e convívio guardados com carinho!"

3) "Cada Filtro dos Sonhos (mandala curativa) é uma peça única 100% artesanal onde se podem conjugar diferentes materiais, tamanhos, cores e acabamentos consoante o gosto da pessoa que a pretende adquirir. Estes Filtros dos Sonhos diferem dos demais somente no que diz respeito ao acabamento do aro, que poderá ser cipó coberto com linha ou mesmo pintado. Este detalhe pretende buscar o equilíbrio do artefato em diferentes estilos de espaços indo ao encontro do gosto da pessoa."

4) "Quando tecemos o Filtro dos Sonhos, temos tempo para refletir sobre a Vida, para aprender a observar, ouvir, sentir e sermos parte do Natural. Tecer o Filtro é uma ótima terapia e uma vivência muito especial. Cada elemento do filtro dos sonhos, como a sua forma, cor e acabamentos (penas, sementes, cristais, etc.) nos remete a uma reflexão, a uma compreensão maior do universo que trazemos em nossa alma e em nosso inconsciente."

Um comentário:

Cultura