Os municípios de Novo Horizonte e Barra da Estiva já realizaram suas conferências de cultura. Em breve divulgaremos mais informações sobre o que aconteceu em cada cidade. Confira também a atualização de datas no mapa de conferências de cultura na Chapada Diamantina, atualizado até 18/07/2013. Há mudanças de datas em três cidades: Abaíra, Marcionílio Souza e Boninal.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
sábado, 13 de julho de 2013
Grãos de Luz e Griô faz mobilização da rede parceira para Conferência Municipal de Cultura de Lençóis
Por: Grãos de Luz e Griô
O Grãos de Luz e Griô se comprometeu em mobilizar a rede parceira local que trabalha com as tradições culturais pra construção da Conferência Municipal de Cultura de Lençóis, a ser realizada no dia 26 de julho, na sede do Campus Avançado da UEFS. Este foi um dos encaminhamentos do Encontro de Cultura realizado no dia 11 de julho na Casa Afrânio Peixoto, quando o coordenador do Grãos de Luz e Griô, Márcio Caires, em conjunto com a secretária de Turismo e Cultura de Lençóis, Michele Nonato, e o representante territorial da Secult, Vinicius Morende, expuseram suas visões da situação da política cultural do município, gerando em seguida um debate entre os participantes. Márcio também é presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil. O Grãos de Luz e Griô vai envolver a rede parceira de projetos culturais, entre pontos de cultura, grupos culturais e associações comunitárias. As atividades de mobilização serão conduzidas pelas crianças, adolescentes e jovens do projeto, com linguagens alegres e brincantes. Os parceiros farão uma grande concentração na sede do Grãos de Luz e Griô, com danças, comilança, poesias e muita música. Em seguida partirá num grande cortejo de mobilização pela cidade. Se junte a este movimento!
Foto: Grãos de Luz e Griô |
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Todos municípios do território agendaram conferências municipais de cultura
Confiram as alterações no mapa do cronograma de realização das
Conferências Municipais de Cultura da Chapada Diamantina. Consulte a data em que a conferência acontecerá na sua cidade com o
responsável pela cultura na prefeitura, se programe e participe! As datas estão
atualizadas a partir da programação elaboradas pelos municípios até o dia 12/07/2013
e estão sujeitas a mudanças.
Conselho e Plano de Cultura - A Secult-BA realizará oficina no dia 27/07, em Palmeiras, para debater a criação dos Conselhos Municipais de Cultura e dos Planos Municipais de Cultura. A atividade contará com a participação do assessor de relações institucionais da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Kuka Matos Todos os municípios estão convidados a participar do encontro. A organização da atividade tentará registrar a atividade para posteriormente oferecermos àqueles que não puderem comparecer.
Reunião para solucionar dúvidas da conferência - Há uma reunião de orientação sobre as conferências municipais programada para atender dirigentes de cultura do poder público municipal e sociedade civil no dia 25/07/2013, em Utinga. Há possibilidade do encontro ser transferido para Lençóis.
O representante territorial da Secult-BA na Chapada Diamantina poderá estar disponível durante a realização das conferências para atender dirigentes e integrantes das comissões organizadoras do evento nos demais municípios do território, a fim de solucionar dúvidas. Os municípios contarão ainda com o apoio da diretores e representantes da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia (Adimcba) no território. O objetivo é garantir que as conferências na Chapada sejam realizadas de modo eficiente, participativo e democrático.
Mostra de Dança em Lençóis - Julho 2013
Pelo terceiro ano consecutivo, a coreógrafa e professora de dança Maria Mel Freire apresenta a Mostra de Dança em Lençóis. O evento consiste em apresentações e debates abertos à comunidade, onde receberemos dançarinos e atores baianos, brasileiros e internacionais, com ênfase aos grupos tradicionais de Lençóis e cidades próximas.
Nesta terceira edição, o projeto conta com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Setorial de Dança 2012. Longe de ser apenas uma mostra, a ação abrange a linguagem do bate papo com as comunidades. Serão 3 dias de intensa atividade artística, incluído a montagem de palco móvel em três importante s locais da cidade: o bairro do Tomba, o bairro do Alto da Estrela e a Praça Horácio de Matos.
Será realizado ainda um debate entre profissionais de dança e fazedores de arte da região onde a comunidade e os grupos poderão ampliar seus conhecimentos e trocar experiências.
Mais informações em Mostra de Dança de Lençóis no Facebook
terça-feira, 9 de julho de 2013
Mapa das Conferências Municipais de Cultura na Chapada Diamantina
Confira o mapa com o cronograma preliminar de realização das Conferências Municipais de Cultura da Chapada Diamantina. As datas estão atualizadas a partir da programação elaboradas pelos municípios até o dia 09/07/2013 e estão sujeitas a mudanças. Consulte a data em que a conferência acontecerá no seu município, se programe e participe!
Participação - As conferências de cultura são espaços de debate e proposição de políticas, programas e ações para o campo da cultura e reunirão representantes do poder público, da sociedade civil, das comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais. As conferências municipais são a primeira etapa de um processo que se estenderá até a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em novembro deste ano.
Nesta primeira etapa serão definidas propostas e ações para a consolidação dos organismos que formarão os Sistemas Municipais de Cultura. Além disso, sociedade civil e poder público debaterão ações estratégicas para valorizar, fortalecer, desenvolver e democratizar a cultura em cada município. No território, as conferências municipais também elegerão delegados da sociedade civil e poder público para a Conferência Territorial de Cultura da Chapada Diamantina e para a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia.
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Fundação Pedro Calmon reabre inscrições para curso sobre Ensino de História na Bahia até 08/07
As inscrições para o curso sobre Ensino de História da Bahia do Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon (SecultBA) foram reabertas até 8 de julho. Estudantes de graduação e pós-graduação e professor da rede pública estadual podem participar. São 50 vagas para o curso, que ocorrerá na sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). Para mais informações e inscrições, acesse: www.fpc.ba.gov.br/ensinohistoria
Prazo final para realização de Conferências Municipais de Cultura muda para 4 de agosto
Por: http://culturabahia.com/
Foi prorrogado para 4 de agosto o prazo final para a realização das Conferências Municipais de Cultura, etapa que antecede as conferências setoriais, territoriais e a estadual do setor. A responsabilidade de convocá-las e de realizá-las é do poder público de cada município, mas a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa – atua como fomentadora da etapa municipal, assim como auxilia prefeituras e dirigentes da área com suporte teórico, orientações técnicas e distribuição de material de apoio.
O tema sugerido para as conferências municipais de 2013 é “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. O regimento da Conferência Nacional prevê um prazo maior para a realização dos encontros municipais, porém, as cidades baianas devem seguir o prazo estabelecido pela SecultBa, para que possam participar de todas as etapas que antecedem a Conferência Nacional. “A expectativa é de que os 417 municípios realizem suas conferências. Até o momento, já existem 240 agendadas”, informa Taiane Fernandes, Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura e uma das coordenadoras da realização das Conferências em 2013.
Para orientar todo o andamento da etapa municipal, a SecultBa lançou um manual com informações completas e um guia passo a passo de como realizar as conferências nas cidades. “É importante que os gestores de cultura de cada município reúnam grupos de, no mínimo, 40 pessoas e que tratem da implementação do Sistema Municipal de Cultura e de aspectos como produção simbólica, cidadania e desenvolvimento cultural”, explica Taiane. As informações completas podem ser consultadas no blog culturabahia.com/conferencia-arquivos/ onde também é possível encontrar outros documentos de interesse.
As conferências têm como objetivos o estímulo à implantação ou consolidação do Sistema Municipal de Cultura e o diagnóstico da situação deste sistema nos municípios que já o implantaram. São metas também elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no município; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura; e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.
A Conferência é um espaço importante de consulta pública e que tem também caráter propositivo, como prevê a Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011), que institui o Sistema Estadual de Cultura da Bahia. É através dela que os municípios aprimoram sua atuação na política pública para a cultura e buscam garantir esses direitos aos seus cidadãos. “É importante que o município realize a Conferência de Cultura, pois este é um excelente canal para a sociedade civil interferir e tornar a gestão cultural da sua cidade mais democrática”, completa a superintendente. De acordo com o regimento, os municípios também podem optar por realizar a conferência municipal em conjunto com outra cidade.
Foi prorrogado para 4 de agosto o prazo final para a realização das Conferências Municipais de Cultura, etapa que antecede as conferências setoriais, territoriais e a estadual do setor. A responsabilidade de convocá-las e de realizá-las é do poder público de cada município, mas a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa – atua como fomentadora da etapa municipal, assim como auxilia prefeituras e dirigentes da área com suporte teórico, orientações técnicas e distribuição de material de apoio.
O tema sugerido para as conferências municipais de 2013 é “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. O regimento da Conferência Nacional prevê um prazo maior para a realização dos encontros municipais, porém, as cidades baianas devem seguir o prazo estabelecido pela SecultBa, para que possam participar de todas as etapas que antecedem a Conferência Nacional. “A expectativa é de que os 417 municípios realizem suas conferências. Até o momento, já existem 240 agendadas”, informa Taiane Fernandes, Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura e uma das coordenadoras da realização das Conferências em 2013.
Para orientar todo o andamento da etapa municipal, a SecultBa lançou um manual com informações completas e um guia passo a passo de como realizar as conferências nas cidades. “É importante que os gestores de cultura de cada município reúnam grupos de, no mínimo, 40 pessoas e que tratem da implementação do Sistema Municipal de Cultura e de aspectos como produção simbólica, cidadania e desenvolvimento cultural”, explica Taiane. As informações completas podem ser consultadas no blog culturabahia.com/conferencia-arquivos/ onde também é possível encontrar outros documentos de interesse.
As conferências têm como objetivos o estímulo à implantação ou consolidação do Sistema Municipal de Cultura e o diagnóstico da situação deste sistema nos municípios que já o implantaram. São metas também elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no município; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Territorial de Cultura; e eleger um delegado da sociedade civil para a Conferência Estadual de Cultura.
A Conferência é um espaço importante de consulta pública e que tem também caráter propositivo, como prevê a Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011), que institui o Sistema Estadual de Cultura da Bahia. É através dela que os municípios aprimoram sua atuação na política pública para a cultura e buscam garantir esses direitos aos seus cidadãos. “É importante que o município realize a Conferência de Cultura, pois este é um excelente canal para a sociedade civil interferir e tornar a gestão cultural da sua cidade mais democrática”, completa a superintendente. De acordo com o regimento, os municípios também podem optar por realizar a conferência municipal em conjunto com outra cidade.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Chapada Diamantina realiza segundo encontro preparatório para conferências municipais de cultura
Secretários, dirigentes e representantes da área de cultura do poder
público de 11 municípios da Chapada Diamantina participaram, na última
quinta-feira (27/06), do II Encontro Preparatório para as Conferências
Municipais de Cultura do território, realizado na Câmara de Vereadores
de Mucugê. Durante o evento foram discutidas as atuais políticas federal
e estadual de institucionalização da cultura, os mecanismos para a
formação dos Sistemas Municipais de Cultura e a metodologia para a
organização e realização das conferências na região.
Vice-presidente da Adimcba, Emílio Tapioca, apresenta sistemas de cultura durante encontro em Mucugê |
Durante o evento foi definido o calendário preliminar de conferências
municipais de cultura na Chapada Diamantina. Até o momento, os seguintes
eventos estão pré-agendados: 12/07 – Marcionílio Souza; 15/07 – Barra
da Estiva; 16/07 – Novo Horizonte (confirmado); 18/07 – Ibicoara; 19/07 –
Mucugê; 20/07 – Boninal; 20/07 – Piatã; 23/07 – Andaraí (confirmado);
24/07 – Nova Redenção; 26/07 – Souto Soares; 26/07 – Lençóis; 26/07 –
Itaetê; 27/07 – Morro do Chapéu (a confirmar); 01/08 - Iramaia.
O
encontro contou com a presença do diretor de cultura de Andaraí e
vice-presidente da Associação dos Dirigente Municipais de Cultura da
Bahia (Adimcba), Emílio Tapioca, que ministrou uma apresentação dos
sistemas nacional, estadual e municipal de cultura. Além dele,
participaram do evento a secretária de educação de Itaetê, Gardênia
Guedes, o secretário de educação e cultura de Piatã, Zalmi de Souza
Marques; o secretário de esporte, cultura e lazer de Ibicoara, Phablo
Magalhães; os diretores de cultura de Marcionílio Souza, Weldon
Bittencourt, e de Itaetê, Cristovem Marcos; o coordenador de cultura de
Mucugê, Antonio Roberto Silva; os representantes da cultura no poder
público dos municípios de Nova Redenção, Dayse Teles e Willer Teles, e
de Barra da Estiva, Enerval Rodolfo; e a assessoria executiva e de
imprensa de Boninal, representada por Smyller Nunno.
Grupo de secretários, dirigentes e representantes da cultura no poder público que participou de encontro preparatório para as conferências municipais de cultura na Chapada Diamantina |
O evento realizado em Mucugê, destinado a reunir as representações
municipais nas zonais de Abaíra e Andaraí do território da Chapada
Diamantina, contou também com a participação de dirigentes de cultura de
municípios da zonal de Seabra. Entre eles, a secretária de cultura e
turismo de Souto Soares, Marly Araujo dos Santos, e Eduardo Vila Verde e
Edson Filho, da secretaria de turismo e cultura de Lençóis,
A
sugestão é que os municípios que ainda não agendaram a conferência,
entre eles Abaíra, Utinga, Seabra, Wagner, Iraquara, Rio de Contas,
Bonito, Ibitiara, Jussiape e Palmeiras, realizem o evento em datas
próximas aos das cidades vizinhas, para facilitar o acompanhamento por
parte dos atores articuladores do território e representantes da
Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA). Os municípios baianos têm
até dia 4 de agosto para realizar as conferências de cultura. Lembrando
que esta também é a data limite para envio à Secult dos formulários e
demais informações relacionadas aos eventos.
Outras visitas
– Nos dois dias que se seguiram à realização do encontro preparatório,
foram realizadas visitas em outros dois municípios do território para a
apresentação da metodologia das Conferências Municipais de Cultura, e
entrega do kit de cartazes para a realização dos eventos. Na sexta-feira
(28/06), a cidade de Abaíra foi visitada, com passagem pelos povoados
de Brejo de Cima e João Correia.
Cidade de Abaíra foi uma das visitadas |
No sábado (29/06), foi realizada uma reunião em Iramaia, município
inserido no território de identidade da Chapada Diamantina recentemente.
Participaram do encontro a secretária de educação e cultura, Elisabete
Gonçalves, além de Sirley Silva, Romário Lago e Marta Ribeiro, todos
ligados à secretaria. O evento ocorreu na biblioteca municipal da
cidade.
Reunião com integrantes da secretaria de educação e cultura de Iramaia |
Pré-conferências – Alguns municípios da Chapada Diamantina promoverão debates prévios às conferências municipais para discutir com a sociedade civil a institucionalização da cultura e os sistemas nacional, estadual e municipal do setor. O objetivo principal dos encontros é antecipar as discussões sobre a consolidação de políticas públicas para a cultura e qualificar os debates para a realização das conferências municipais. Em Lençóis, o encontro está programado para o dia 11/07, na Casa Afrânio Peixoto.
Assinar:
Postagens (Atom)
Cultura
-
-
-
-
-
-
O TEMPO VOA, de Pedro DiasHá 3 semanas
-
-
-
Não se vive a morteHá 6 meses
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O arqueólogo da rabecaHá 2 anos
-
-
-
-
-
-
DIÁRIOS DA MATURIDADEHá 5 anos
-
-
-
-
-
COMUNICADOHá 6 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mudamos de ponto!Há 10 anos
-
-
Chapada DiamantinaHá 10 anos
-
-
-
-
ApresentaçãoHá 10 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A TrupeHá 13 anos
-
-
AniversárioHá 14 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-