quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Chapada Diamantina recebe segundo módulo de formação em economia criativa


Atividades do escritório Bahia Criativa continuam até o final do mês na cidade de Lençóis


Leia também: Grade preliminar - Programação da formação estruturante em Gestão de Empreendimentos Criativos / Bahia Criativa - Lençóis (agosto)

Texto: Vinicius Morende
Fotos: Ricardo Marques

O escritório Bahia Criativa realiza nesta semana em Lençóis, na Chapada Diamantina, o segundo módulo da formação em Gestão de Empreendimentos Criativos. Uma das parceiras da atividade, a unidade regional do Sebrae, organizará na quinta-feira (13/08), duas oficinas sobre empreendedorismo. Na sexta-feira (14/08), a assessora de gestão social do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina (IFBA Seabra), Melissa Zonzon, realizará palestra sobre financiamentos de empreendimentos criativos.

Formação em Gestão de Empreendimentos Criativos, realizada pelo escritório Bahia Criativa, acontece durante o mês de agosto, em Lençóis.

As oficinas do Sebrae terão capacidade para 30 pessoas. Durante a manhã acontecerá atividade sobre a importância do empreendedorismo, enquanto à tarde a formalização de empreendimentos será discutida.

Entre os temas que serão abordados na palestra de sexta-feira (14/08) estão as estratégias de financiamento e de captação, os patrocínios direto ou incentivado e editais de fomento. A responsável pela atividade, Melissa Zonzon, também é uma das coordenadoras do projeto para a geração de renda a partir do artesanato na comunidade quilombola do Corcovado, no município de Palmeiras.

As atividades da formação estruturante do escritório Bahia Criativa na Chapada Diamantina acontecem no auditório da Casa Afrânio Peixoto, na praça do Rosário, das 8h30 as 18h e são gratuitas. O terceiro módulo da formação acontece dias 21 e 22/08 e tratará sobre gestão, orçamentária, econômica e financeira e contabilidade. O quarto e último módulo será realizado dias 27, 28 e 29/08, com a participação do diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Messias Bandeira. Consulte mais informações no blog chapadacultural.blogspot.com.br


Atividades da formação estão acontecendo na Casa Afrânio Peixoto (FPC-SecultBA), em Lençóis, na Chapada Diamantina.


Curso – A formação em Gestão de Empreendimentos Criativos na Chapada Diamantina é uma iniciativa do escritório Bahia Criativa, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem as parcerias do Sebrae e do Observatório da Economia Criativa do Estado (OBEC-BA).

O primeiro módulo da formação, realizado nos dias 06, 07 e 08 no município de Lençóis, atraiu diversos empreendedores do território. A palestra de abertura foi realizada pelo consultor do Bahia Criativa e Sebrae e sócio da Mestiça Soluções Criativas, Luis Alencar, que forneceu um panorama geral sobre a economia criativa.


O consultor do Bahia Criativa e do Sebrae, Luiz Alencar, realizou a palestra de abertura da formação, em 06/08.

Nos dias seguintes Pedro Jatobá, da Produtora Colaborativa PE, apresentou conceitos e práticas para o planejamento de empreendimentos criativos. Jatobá também realizou uma dinâmica de aprendizagem para o uso da plataforma Corais, que, baseada em tecnologias livres, permite a construção colaborativa de projetos online. Confira mais em: corais.org


Pedro Jatobá, da Produtora Colaborativa PE, ministrou o módulo sobre planejamento de empreendimentos criativos, na Chapada Diamantina.

Continuidade - A expectativa da SecultBA é que a partir da formação estruturante que está sendo realizada em Lençóis, minicursos sobre a economia criativa do território da Chapada Diamantina sejam realizados nos demais municípios do território em parceria com o OBEC-BA.

  
Serviço:
Formação em Gestão de Empreendimentos Criativos (Escritório Bahia Criativa – SecultBA)
Quando:
Módulo 213 e 14/08 (Empreendedorismo e formalização; e financiamento);
Módulo 3 – 21 e 22/08 (Gestão, orçamentária, econômica e financeira e contabilidade);
Módulo  4 – 27 e 28/08 (Gestão de pessoas, operações e logística)
Encerramento – 29/08 (Visita técnica e palestra de encerramento: Messias Bandeira – IHAC/UFBA)
Horário:
das 8h30 as 18h
Onde:
Auditório da Casa Afrânio Peixoto (pça do Rosário, s/n), Lençóis – Chapada Diamantina
Mais  informações: bahia.criativa@cultura.ba.gov.br; viniciusmorende@gmail.com; ou chapadacultural.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura