quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Espetáculos podem se candidatar para compor a 2ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia

Programa de Difusão das Artes da FUNCEB/SecultBA abre inscrições para seleção de montagens que vão integrar material promocional

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca grupos, artistas e produtores para se candidatarem à composição da 2ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia, material promocional que reúne informações sobre uma lista de espetáculos teatrais baianos no intuito de ampliar a sua visibilidade nacional e internacionalmente. A ação, que integra o Programa de Difusão das Artes, tem inscrições abertas até o próximo dia 6 de dezembro. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

O produto apresentará textos trilíngues (português, inglês e espanhol), imagens e vídeos, e contará com uma versão física a ser distribuída a curadores de festivais, imprensa especializada e setores estratégicos na difusão do teatro, além de uma versão digital, que será amplamente divulgada e disponibilizada gratuitamente através do site da FUNCEB. O mesmo formato foi utilizado para a 1ª edição da publicação, que foi lançada na abertura da Mostra Baiana de Teatro no FRINGE, dentro da programação do Festival de Teatro de Curitiba 2013, em março passado.

Para esta nova edição, serão selecionados até 30 espetáculos, através do trabalho de uma comissão formada por três membros de reconhecida atuação na área, com base na qualidade artística, na trajetória dos artistas envolvidos, na qualidade do material apresentado e na contribuição para o produto final, que buscará revelar a diversidade de expressões do campo teatral da Bahia. O resultado final será divulgado até 17 de janeiro de 2014.

Podem participar espetáculos de temática livre e dos mais diversos formatos, que tenham estado em cartaz entre os anos de 2011 e 2013 e que permaneçam em atividade, representados por pessoas físicas ou jurídicas do campo artístico-cultural de toda a Bahia. As inscrições apenas excluem os espetáculos que integraram a 1ª edição do Kit e os membros da comissão de seleção, bem como seus parentes até 2º grau e cônjuges, ou servidores da SecultBA e suas vinculadas – funcionários públicos de outros órgãos do Estado estão habilitados à concorrência.

As inscrições são efetivadas tanto presencialmente, na sede da FUNCEB, em Salvador/BA, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, quanto por via postal, unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento, com a apresentação, em envelope lacrado, dos documentos listados no regulamento.

Sobre a 1ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia – Lançado como um projeto-piloto, o material inédito, referente aos anos de 2011-2012, reuniu informações sobre 28 montagens. A composição se deu através de uma consulta a instituições de referência na área – Cooperativa Baiana de Teatro, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (SATED-BA) e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Coordenação de Teatro da FUNCEB –, que indicaram 16 espetáculos. Para completar o material, a FUNCEB também realizou inscrições através de uma convocação pública. Os trabalhos que se candidataram foram avaliados por três curadores: Maria Rejane Reinaldo (atriz, diretora, pesquisadora, gestora e produtora cultural, diretora do Programa de Formação doFestival Nordestino de Teatro de Guaramiranga), Sérgio Bacelar (idealizador e coordenador do Festival de Teatro Brasileiro) e César Augusto (ator, produtor e diretor, integrante da Cia. dos Atores e diretor do TEMPO_FESTIVAL das Artes – RJ). Eles selecionaram mais 12 montagens, levando em conta a qualidade artística e a potencialidade delas para o desenvolvimento das atividades de difusão.

Além dos impactos externos, o Kit Difusão do Teatro da Bahia 2011-2012 foi a base para a curadoria do ator Wagner Moura, responsável, com a colaboração de Vadinha Moura, pela seleção dos espetáculos da Mostra Baiana de Teatro no FRINGE, dentro da programação do Festival de Teatro de Curitiba 2013. Também foi a partir deste material que se definiu a programação teatral do Marco do Teatro e do Circo 2013, com sessões no Teatro Castro Alves, além de ter sido fonte para a lista de atrações do Cultura em Campo, realizado durante o período da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.

Inscrições Kit Difusão do Teatro da Bahia 2013
Quando: Até 6 de dezembro de 2013
Inscrições presenciais ou via Correios: endereços descritos no regulamento
Quanto: Gratuito
Site: www.fundacaocultural.ba.gov.br
Informações: 71 3324-8522 / 71 3324-8525
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Coordenação de Teatro
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA
R. Guedes de Brito, nº 14, Centro / Salvador - Bahia
CEP: 40.020-260   (71) 3324-8522
coordenacao.teatro@funceb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura