sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Semana cheia do projeto Circuitos Arqueológicos se estende até esta sexta-feira; escavações em Morro do Chapéu serão retomadas em janeiro/2014

Por Secult-BA

A Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), finaliza nesta sexta-feira (20/12), em Piatã, Chapada Diamantina, extensa programação de educação patrimonial, com palestras sobre legislações que protegem os patrimônios, a importância dos bens culturais, apresentações de obras de restauro, oficinas de fotografia e de sensibilização. O evento faz parte da 2ª etapa do Projeto Circuitos Arqueológicos e do Programa de Pesquisa e Manejo de Sítios de Arte Rupestre, consolidando ações que a SecultBA realiza na região desde 2010, através da sua autarquia vinculada, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, em visita à Serra das Paridas (Lençóis). Foto: Secult-BA

De acordo com o secretário de Cultura, Albino Rubim, as ações incluem convênios, como o realizado com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para a concepção e execução dos Circuitos Arqueológicos, e parcerias com prefeituras. “Além das palestras e cursos, as ações incluem tombamentos, obras de restauro, formação de agentes patrimoniais e escavações em sítios arqueológicos”, diz o secretário. A entrevista com Albino Rubim sobre as ações da SecultBA na Chapada está na TV IPAC (http://migre.me/h3d4r)

Estão inclusas ainda, restaurações de dois altares e 10 imagens sacras da Igreja de Bom Jesus de Piatã, entregues no último domingo (15), além do dossiê sobre a importância dessa edificação, originária do século XVIII, já encaminhado ao Conselho de Cultura (CEC, conselho.cultura.ba.gov.br) para tombamento como Patrimônio Cultural. Localizada a 574 km de Salvador, Piatã é a cidade com maior altitude da Chapada e integra um roteiro de municípios com rico acervo paisagístico e arquitetônico-histórico de relevância nacional. 

Lençóis – Nos dias 13 e 14 deste mês (dezembro) a SecultBA/IPAC realizou o 1º Encontro de Agentes Patrimoniais da Chapada, em Lençóis, integrando os Circuitos. “Na sua primeira etapa (2010-2012) o projeto sensibilizou 1,8 mil pessoas, treinou 450 multiplicadores, mapeou 67 sítios de pinturas rupestres e promoveu 43 oficinas, além de exposições na Chapada e Salvador”, afirma Albino Rubim. O encontro foi aberto ao público e promoveu o conhecimento e o fortalecimento de iniciativas individuais e coletivas em prol dos bens arqueológicos baianos.

“Os Circuitos propõem apoio ao desenvolvimento econômico sustentável para municípios dessa região a partir de roteiros que privilegiam os acervos culturais e naturais da região”, afirma Rubim. Hoje, a iniciativa da SecultBA/IPAC em convênio com a UFBA já tem 12 municípios parceiros: Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu, Palmeiras, Wagner, Seabra, Boninal, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Andaraí e Utinga.

Publicações – Até o dia 20 deste mês o convênio entre UFBA e SecultBA/IPAC realiza também escavações no sítio arqueológico Lagoa da Velha, em Morro do Chapéu, integrando a 2ª etapa dos Circuitos. Segundo o coordenador técnico do projeto, Carlos Etchevarne, o sítio de Lagoa da Velha integra a mesma formação geológica que abriga a Serra das Paridas, em Lençóis, que se estende por outros municípios, como Palmeiras e Utinga. “Tentamos agora novas descobertas para entender as populações que habitavam essas áreas”, diz Etchevarne. As escavações na Lagoa da Velha se continuam em 2014.

O secretário Rubim, destaca ainda, a edição especial do projeto ‘Conversando sobre o Patrimônio’ realizada em Piatã ontem (16). A iniciativa aconteceu no auditório do CEC, em Salvador, durante todo o ano de 2012, com sucesso de público e crítica. As palestras e debates públicos com entrada franca geraram cinco livros com coleção intitulada ‘Apostilas do IPAC’. Foram publicadas as temáticas ‘Patrimônio e Festas Populares’, ‘Patrimônio Material e Imaterial do Cortejo do 2 de Julho’, ‘Sistema Estadual de Patrimônio/ICMS Cultural’ e ‘Circuitos Arqueológicos da Chapada Diamantina’. Esta foi a primeira vez que o ‘Projeto Conversando sobre Patrimônio’ saiu de Salvador para ser realizado no interior do Estado.

A SecultBA/IPAC distribui guias para orientar prefeituras e câmaras municipais acerca de legislações sobre patrimônios culturais. As publicações impressas do IPAC estão disponíveis no Centro de Documentação e Memória – telefone (71) 3116-6945 –, na Rua Gregório de Mattos, nº29, Pelourinho. Para download, no site www.ipac.ba.gov.br. A TV IPAC coloca à disposição entrevistas com especialistas sobre bens culturais. Assista a entrevista completa com o secretário Albino Rubim no link http://migre.me/h3d4r.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura