terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Festival Rua dos Inventos é destaque na Agenda Cultural do Estado; confira a programação da Chapada Diamantina

O Festival Rua dos Inventos, que acontece em Rio de Contas entre 27 e 29/12, recebeu destaque na programação da Agenda Cultural da Fundação Cultural da Bahia em dezembro. Neste mês a Chapada Diamantina ainda recebe o I Encontro de Agentes Patrimoniais da Bahia, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em Lençóis, durante os dias 13 e 14, em Lençóis, e o Encontro de Circo e Arte na Praça, que será realizado em Palmeiras, dias 8 e 22. Confira a programação da região.



OCUPAÇÃO – Festival Rua dos Inventos leva arte às ruas de Rio de Contas - Durante três dias, as ruas, esquinas e praças da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, recebem o Festival Rua dos Inventos, projeto que leva conhecimento à população através de apresentações e mostras de várias linguagens artísticas. Em sua primeira edição, com o tema “Re-existência: a reinvenção da existência e resistência de modos de arte e de vida”, o evento inclui, além de performances e intervenções, bate-papos, filmes, música e dança. A partir dessa ideia de re-existência, o festival dá visibilidade a propostas individuais e coletivas que trazem experimentações e cruzamentos na linguagem, na estética, nos formatos e nas relações espectador-obra, e que discutam de alguma forma o mote proposto. A iniciativa é um projeto premiado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, da SecultBA.
    Rio de Contas (Chapada Diamantina)
    77 3475-2328/ruadosinventoscontato@gmail.com
    27/12 a 29/12
    Grátis
    ONG OÁSIS


SecultBA divulga período de inscrições para editais do Fundo de Cultura 2014 - Com investimento de 41 milhões do Fundo de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) selecionará, entre os dias 03 de dezembro e 21 de janeiro de 2014, projetos artístico-culturais em diversas linguagens. Confira a listagem de editais abertos e o Guia de Orientação à Participação nos Editais do Fundo de Cultura 2014. O total dos recursos será aplicado em 20 editais setoriais, de demanda espontânea do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), de mobilidade artística e cultural, eventos calendarizados e instituições culturais. Confira mais informações.
    Bahia
    (71) 3103-3400
    De 03/12 a 21/01/2014
    Secretaria de Cultura da Bahia
    http://www.cultura.ba.gov.br/listagem-de-editais/


Inscrições para o Projeto Carnaval Ouro Negro 2014 - Credenciamento de entidades carnavalescas para a contratação de bens imateriais, representados pela reserva cultural de matriz africana., acontece 05 a 07/12. O Programa de Desenvolvimento Cultural visa apoiar a realização de carnavais culturais, as entidades carnavalescas de matriz africana tradicional, nas categorias blocos afro, afoxés, blocos de samba, blocos de reggae e de índio. Confira mais informações e a portaria 395 .   Bahia
    (71) 3103-3350
    Período de Inscrição: 05 e 06/12/2013, das 09h às 12h e das 14h às 17h; e 07/12, das 09h às 13h.
    CCPI/Secult-BA
    Centro de Culturas Populares e Identitárias


Espetáculos podem se candidatar para compor a 2ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia - Estão abertas até 6/12 as inscrições para grupos, artistas e produtores se candidatarem a participar da 2ª edição do Kit Difusão do Teatro da Bahia, material promocional que reúne informações sobre uma lista de espetáculos teatrais baianos. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados no site da Funceb. O kit apresentará textos trilíngues (português, inglês e espanhol), imagens e vídeos. Confira mais informações.
   Bahia
   (71) 3324-8522
   Até 6/12
   Grátis
   Coordenação de Teatro - Funceb
   coordenacao.teatro@funceb.ba.gov.br



35º Festa do Vaqueiro de Nova Redenção - Evento acontece no município da Chapada Diamantina no final de semana dos dias 07 e 08/12, distribui R$ 15.000 em premiações e traz entre atrações musicais a banda Sela Vaqueira.
    Nova Redenção (Chapada Diamantina)
    07 e 08/12
    Grátis
    Bahia Turismo / Prefeitura Municipal de Nova Redenção


Chapada Diamantina será palco do Encontro de Circo e Arte na Praça - O município de Palmeiras, localizado na Chapa Diamantina (BA), recebe a primeira edição do Encontro de Circo e Arte na Praça, idealizado pelo artista e produtor circense Dery Lima. Evento promove oficinas, apresentações de números e espetáculos circenses, música, dança e artes plásticas. O público que for ao local vai encontrar duas feiras: a Feira Mix, onde será permitido aos expositores comercializar produtos e serviços; e a Feira de Troca, que tem o intuito de organizar e tornar permanente as trocas de mercadorias, serviços e saberes.
    Praça dos Eventos (Centro - Palmeiras)
    8/12 e 22/12
    Grátis
    Malabares Mágicos


Reunião para discussão do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) na Chapada Diamantina - O encontro do colegiado territorial da Chapada Diamantina para discussão das diretrizes específicas das zonas do ZEE que abrangem o território de identidade que aconteceria dia 10/12 foi adiado para fevereiro de 2014. No evento seriam discutidas as diretrizes do ZEE para o território e sistematização de sugestões para a elaboração da versão do ZEE que será votada na Assembleia Legislativa da Bahia. Evento acontece após audiência pública realizada dia 12/11, na Uneb-Seabra. Confira mais informações.
    Seabra
    Adiado para fevereiro de 2014 - aconteceria em 10/12
    Colegiado Territorial da Chapada Diamantina


Reunião da Petrobras com Colegiado territorial - A estatal solicitou reunião com a Câmara Técnica de Agricultura da Chapada Diamantina. Vão ser debatidos assuntos relacionados ao cultivo de mamona e a cadeia produtiva dos biocombustíveis e debatidas ações para melhoria das condições de vida da agricultura familiar no território
    Seabra (auditório da pousada Seabra)
    11/12/2013, às 8h30
    Petrobras/Seplan-BA


10ª edição do curso Internacional de Campo sobre Polinização no Brasil - Dias 10 e 11/12, às 20h, haverá palestras do evento abertas ao público-geral. Atividade é vinculada à Iniciativa Brasileira dos Polonizadores (IBP), ao Programa Brasileiro para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores e à Rede Baiana de Polinizadoers (Repol). Organizado pela UFBA e apoio do MMA, Projeto GEF/FAO Polinizadores, FUNBIO, NSERC-CANPOLIN, agências brasileiras de fomento e do Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina. Programação: 10/12/2013: Palestra sobre conservação dos serviços de polinização, pela agrônoma e bióloga, Dra. Blandina Felipe Viana (UFBA). 11/12/2013: Palestra sobre Polinização em agroecossistemas, pelo agrônomo, Dr. Breno Magalhães Freitas (Universidade Federal do Ceará).. Confira mais informações.
    Lençóis (Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina)
    Praça Horácio de Matos, s/n
    10 e 11/12, às 19h - aulas abertas
    Grátis
    IBP/Repol/UFBA/MMA/GEF-FAO/FUNBIO/NSERC-CANPOLIN/UEFS



Lençóis e Sua Cultura - Exposição virtual aborda a importância histórica da cidade de Lençóis, com enfoque em sua cultura, belezas naturais e arquitetônicas. Os interessados em acessar o conteúdo devem encaminhar e-mail para bpeb.sae@gmail.com.
    Exposição online
    Mais informações: 71 3117-6002
    10/12/2013 a 10/2/2014, 8h30 às 21h
    Grátis
    FPC/ SecultBA
    http://www.fpc.ba.gov.br


Peixes da Chapada Diamantina - O Campus Avançado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na Chapada Diamantina recebe palestra e mostra dos trabalhos feitos pela universidade sobre a qualidade ambiental dos ecossistemas aquáticos locais, pelo biólogo, Professor, Dr. Alexandre Clístenes de Alcântara Santos (UEFS).
    Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina - Lençóis
    12/12/13, 19h
    UEFS

I Encontro de Agentes Patrimoniais da Bahia - Constitui uma das primeiras ações programadas para a Segunda Etapa do Projeto Circuitos Arqueológicos de Visitação da Chapada Diamantina (Convênio UFBA/IPAC). O mesmo dá início à construção de uma rede social de pessoas interessadas e compromissadas na pesquisa, preservação e gestão do patrimônio arqueológico, em especial os sítios de arte rupestre, do Estado da Bahia. Deste modo, o evento vem a estimular o conhecimento e o fortalecimento de iniciativas individuais ou coletivas através de apresentações e discussões que permitirão preparar um mapa de ocorrências de sítios, de pessoas ou equipes atuantes. Ao mesmo tempo, pretende-se consolidar um locus de convergência de informações para preparar diretrizes de trabalho a curto, médio e longo prazo. Confira mais informações.
    Casa Afrânio Peixoto (Lençóis)
    75 3334-1728/ afrânio.peixoto@fpc.ba.gov.br
    13/12 e 14/12, 8h30 às 17h
    Grátis
    UFBA e IPAC/SecultBA


Consagração e entrega de restauro da Igreja matriz em Piatã - Na Chapada Diamantina, haverá a consagração da Igreja matriz de Bom Jesus de Piatã, dia 15/12, às 19h, e a entrega das obras de restauração realizadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Foram trabalhadas pinturas originais do século XVIII de dois altares, peças entalhadas em madeira umburana. A igreja de Piatã está sob tombamento provisório pelo Estado e por isso a atuação do Ipac/Secult-BA em parceria com a paróquia local. Entre os dias 16 e 20, acontecem no município as oficinas de educação patrimonial, realização do programa Circuitos Arqueológicos do Ipac. Confira mais informações.
   Igreja matriz de Bom Jesus de Piatã (Chapada Diamantina)
   Consagração: 15/12, às 19h; Oficinas: 16 a 20/12, das 8h às 18h
   Ipac/Secult-BA
   Fone: 71 3116-6673
   www.ipac.ba.gov.br.


Lyra Phylarmônica Popular de Lençóis - Realiza a tradicional tocata Parabéns a Você, além de músicas tradicionais da região, em homenagem ao 137º aniversário natalício de Afrânio Peixoto.
    Casa Afrânio Peixoto (Lençóis)
    75 3334-1728/ afranio.peixoto@fpc.ba.gov.br
    17/12, 17h30
    Grátis
    FPC/ SecultBA
    http://www.fpc.ba.gov.br


Declamação das Quadras Afranianas - O grupo Cantoria do Remanso,formado por crianças da comunidade quilombola de Lençóis, apresenta quadras de autoria de Afrânio Peixoto, em comemoração ao seu aniversário.
    Casa Afrânio Peixoto (Lençóis)
    75 3334-1728
    17/12, 16h
    Grátis



Modelagem de fogo na Chapada Diamantina - Professor Dr. Washington R Franca apresenta palestra sobre o tema. Na mesma ocasião a professora Regina Célia da S. Oliveira apresenta palestra com o tema "Uso e conhecimento do candombá".
    Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina - Lençóis
    19/12/13, 19h
    UEFS


I Encontro da Diversidade Cultural de Souto Soares - Município da Chapada Diamantina convida interessados a participar de atividade, sexta-feira, dia 20/12. Na ocasião, às 8h30 haverá concentração dos grupos culturais em frente a Secretaria de Cultura e Turismo. Às 9h acontece cortejo dos grupos culturais pelas ruas da cidade. Entre 11h e 16h haverá apresentação de grupos culturais (poesias, cordéis, teatro, danças, capoeira, filarmônica e outros grupos). Das 16h30 às 22h30 apresentação de grupos musicais. Das 8h às 23h30 acontece exposição e comercialização de artesanato, comercialização de pratos típicos, palestras e ações das secretarias de Saúde, Agricultura, Assistência Social, Meio Ambiente e outros órgãos parceiros.
    Souto Soares
    75 3339-2014
    20/12, das 8h às 23h30 - confira programação acima
    Grátis
    Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Souto Soares


Show musical beneficente em prol das vitimas de Lajedinho - Alunos do Projeto Dedilhar, de Lençóis, com coordenação do Professor Laecio Moura, promovem apresentação em benefício das famílias afetadas pelas enchentes na região. Na ocasião serão arrecadados alimento não perecíveis.
    Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina - Lençóis
    20/12/13, 19h
    Projeto Dedilhar/UEFS


12º Encontro das Filarmônicas da Chapada Diamantina e Feira de Artesanato em Morro do Chapéu - A Sociedade Filarmônica Minerva traz ao município de Morro do Chapéu, nos dias 22 e 23 deste mês, 12 filarmônicas para celebrar o início das comemorações de 150 anos de Francisco Dias Coelho, em 2014. No dia 21, às 17h, acontece a abertura da feira de artesanato municipal, que segue até dia 23 no Mercado Cultural de Morro do Chapéu.
    Sociedade Filarmônica Minerva (Morro do Chapéu)
    Praça Augusto Públio, 131 - Rua Francisco Sá, 96, Centro
    21/12, às 17h, abertura da Feira de Artesanato
    22 e 23/12, 12º Encontro das Filarmônicas da Chapada Diamantina
    Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura