quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

GAL organiza excursão socioeducativa de crianças e pré-adolescentes à Serra das Paridas


Este sábado (07/12) foi especial, quando realizamos o fechamento do Projeto Integração Ecológica 2013 com uma excursão ao Complexo Arqueológico da Serra das Paridas.O Projeto Integração Ecológica acontece desde 2004 e foi uma das primeiras ações do GAL com as crianças da Vila São José, onde está a sede da organização. Em cada uma das atividades as crianças entram em contato com os valores sociais e aprendem a exercitar a conexão consigo mesmas, com os colegas, familiares e com a mãe Terra, o que proporciona o despertar de seus potenciais criativos, artísticos e cognitivos.

O encontro foi na sede do GAL onde acontecem as oficinas de Arte e Educação Ambiental que tem por finalidade promover a assimilação dos valores de integração socioambientais, através de atividades educativas ecológicas periódicas, acontecendo semanalmente com a participação de 35 crianças e pré adolescentes.

Fotos: GAL

Nosso destino: Serra das Paridas, reconhecida como importante sitio arqueológico da Chapada Diamantina, esteve presente nas atividades do projeto, que teve a Arqueologia como tema gerador das oficinas nesse mês, que através de apresentações, vídeos, rodas de conversas e atividades artísticas, foram compartilhas informações sobre essa interessante disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais...


Após sermos recepcionados pelo amigo Railton, realizamos a dinâmica “curioso cuidadoso” e orientações sobre propósito da atividade, a organização do passeio ao sitio arqueológico e renovado o compromisso pessoal em relação ao comportamento e ao cuidado.

Em campo percebemos a educação ambiental e patrimonial estimulando a geração de atitudes e comportamentos que resgatam nossa identidade com a natureza, contribuindo assim para a formação de valores bioéticos que priorizem a preservação ecológica e o desenvolvimento social sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultura